Vacinação contra hepatite B


hepatite“E, no caso da hepatite B, será dirigida a jovens e adultos que fizeram piercing, tatuagem e têm atividade sexual sem proteção”
Por: JOHANNA NUBLAT

A faixa etária para vacinação contra hepatite B foi ampliada nos postos de saúde.
Até o início deste ano, a vacina era ofertada pelo SUS a pessoas de até 29 anos e integrantes dos grupos de risco –como profissionais da saúde, manicures e prostitutas.
A partir de nota técnica endereçada pelo Ministério da Saúde às secretarias locais da saúde, em abril, a faixa etária do público geral foi ampliada para até os 49 anos.
cartaz_vacina_hepatite
Não deve ser cobrada, porém, nenhuma comprovação de idade para quem aparentar ter mais de 50 anos.
“Estamos pensando em eliminação futura da hepatite B. Abarcando a faixa até 49 anos, a gente cobre toda a população onde há uma indicação bem evidente da vantagem da vacinação”, diz Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde.
Apesar de a vacina já estar liberada para esse público ampliado, o ministério pretende aproveitar o dia mundial contra as hepatites virais, em 28 de julho, para difundir as alterações.
A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, também transmitida pelo contato com sangue e materiais cortantes infectados.
HEPATITE1
O ministério estima que 2,3 milhões de pessoas tenham hepatite, 800 mil delas a B.
EVOLUÇÃO
Nas últimas duas décadas, vem sendo ampliada a oferta da vacina contra a doença, inicialmente focada em crianças. Em 2001, ela passou a ser oferecida a todos os menores de 20 anos. Dez anos depois, foi estendida até os 24 anos. E, no ano passado, para os 29.
O ministério diz ter vacinado mais de 15,7 milhões de pessoas em 2012. O esquema básico de vacinação contra a hepatite B inclui três doses.
1hepatiteTambém no final do mês, o governo pretende lançar campanhas para o diagnóstico dos tipos da doença.
A proposta é convidar para se testarem contra a hepatite C todos os maiores de 45 anos com vida sexual ativa, sem especificar um comportamento de risco.
“E, no caso da hepatite B, será dirigida a jovens e adultos que fizeram piercing, tatuagem e têm atividade sexual sem proteção”, afirma Barbosa.
Por: JOHANNA NUBLAT



############################################

Nenhum comentário: